Num mundo de dispersão tecnológica, como usar o cérebro?
Actualizações à 2ªf

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brain Rules - Regra Nº 4 - Atenção

A nossa atenção depende de:


Memória: prestamos mais atenção e memorizamos melhor as coisas que se relacionam com o que já temos na nossa memória.Ex: edifício estranho mas que nos lembra um desenho que fizemos em criança...


Interesse: prestamos atenção apenas ao que nos interessa


Alertas: prestamos atenção ao que nos desperta o sentido de alerta para perigo


Emoções: a nossa atenção é despertada por estímulos emocionais que já temos gravados. Ex: música da adolescência...


Todos estes factores ajudam ao processo de aprendizagem:


O cérebro é um processador Sequencial:
 - Primeiro capta o significado geral
 - Depois os detalhes
 - Grava de acordo com a emoção que desperta
Mas não prestamos atenção a nada mais que 10 minutos seguidos. Por que só conseguimos estar concentrados em alguma coisa cerca de 10 minutos...


Quando precisamos que alguém nos preste atenção (uma aula, um discurso,...)  devemos criar alguma coisa ao fim de 10 minutos que cause a retoma de atenção do nosso interlocutor: uma anedota, uma imagem, sumário do que foi dito, uma pergunta curiosa,...


Se queremos aprender algo difícil ou denso devemos usar esta regra: associar a uma memória, captar os detalhes e associar a uma emoção... e temos o lançado o tema da próxima semana.


Brain Rule Nº 5 - Memória de Curto Prazo - 11Nov2011

Sem comentários:

Enviar um comentário