Num mundo de dispersão tecnológica, como usar o cérebro?
Actualizações à 2ªf

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hábitos para Pensar

O nosso cérebro cria Hábitos para pensar. Contrariamente ao que se julga, o nosso cérebro é muito preguiçoso.


Como se defende de tanta informação que temos à nossa volta ?
Criando Padrões, sempre que nos surge uma informação nova, é mais fácil tentar encaixá-la num padrão que já temos definido.


O que acontece quando aparece um dado que não conseguimos colocar num padrão já nosso conhecido ? eliminamos a análise desse dado limitando a nossa capacidade de aprendizagem de coisas novas.


Como surgem os padrões ? os padrões são-nos incutidos pela educação, pelos valores e pela nossa experiência de vida.


Quantas vezes criticámos pessoas pelo seu modo de vestir, falar, pela música que ouvem, pela comida que comem (sim, até para a comida criamos padrões) ?


Ter padrões não é mau... temos é que saber geri-los de forma a não bloquear a nossa criatividade.


Há 10 anos atrás, as velas serviam para iluminar. Hoje em dia servem para decorar a casa e é um negócio de milhões anualmente. Alguém colocou as velas num novo padrão :-)


Sugestão: antes de rejeitar algo que foge aos seus padrões, analise, tente entender e crie um novo padrão no seu cérebro. Quem sabe terá uma ideia brilhante :-)


Andamos atrás de hábitos saudáveis para comer, para nos divertirmos, para descansar, para dormir, para fazer exercício,... e para pensar ? podemos ter hábitos saudáveis ? 
Sim, claro. Na próxima semana, iniciaremos um pequeno curso para termos hábitos saudáveis para pensar. 


São técnicas que ajudam a resolver dificuldades, ter mais ideias, aumentar a capacidade de análise, ser mais tolerante com os outros e... evitar o stress.


Até dia 13 de Agosto!

Sem comentários:

Enviar um comentário