Num mundo de dispersão tecnológica, como usar o cérebro?
Actualizações à 2ªf

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sabemos estudar ? Alguém nos ensina a estudar ?

Agora que o ano lectivo recomeçou pensemos juntos: ensinam-nos a estudar ou simplesmente exigem que saibamos "coisas" para fazer testes e exames ? E que acontece 10 minutos depois de sair da sala do teste ? Tudo o que se estudou em semanas ou meses é esquecido... 


Aqui ficam algumas dicas para ajudar o cérebro a memorizar tanta matéria que aí vem. Servem para os estudantes e para os respectivos pais os incentivarem mas servem principalmente para as matérias ficarem na memória mais tempo.
O conhecimento é apenas a acumulação de assuntos e a capacidade de os associar.




Antes de iniciar o estudo: planear e definir o que vai ser estudado (temas, capítulos, apontamentos,…)
Revisões
Após
Duração
Tempo de Retenção
10 min
10 min
1 dia
1 dia
2-4 min
1 semana
1 semana
2-4 min
1 mês
1 mês
2-4 min
Longa duração
6 meses
2-4 min
criatividade













Deve estudar-se 1 hora e não mais. A partir deste tempo, a capacidade de concentração diminui drasticamente. 
Ao fim de 1 hora, distrair do tema de estudo: fazer outras coisas (dar uma volta, comer um gelado, ouvir música, conversar com um amigo…) – 10 minutos
Depois de 10 minutos, rever todos os apontamentos e notas escritas durante aquela hora de estudo
Na 2ª revisão e seguintes, a metodologia é:
Escrever numa folha em branco tudo o que se lembra
Comparar com os apontamentos e complementar o que falta

Ao fim de 6 meses de retenção, é possível dominar o assunto ao ponto de sermos criativos com ele, usá-lo em situações novas.

Mas podemos usá-la para todos assuntos que pretendemos passar da memória de curto para a de longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário