Aqui ficam algumas dicas para ajudar o cérebro a memorizar tanta matéria que aí vem. Servem para os estudantes e para os respectivos pais os incentivarem mas servem principalmente para as matérias ficarem na memória mais tempo.
O conhecimento é apenas a acumulação de assuntos e a capacidade de os associar.
Antes de iniciar o estudo: planear e definir o que vai ser estudado (temas, capítulos, apontamentos,…)
Revisões | Após | Duração | Tempo de Retenção |
1ª | 10 min | 10 min | 1 dia |
2ª | 1 dia | 2-4 min | 1 semana |
3ª | 1 semana | 2-4 min | 1 mês |
4ª | 1 mês | 2-4 min | Longa duração |
5ª | 6 meses | 2-4 min | criatividade |
Deve estudar-se 1 hora e não mais. A partir deste tempo, a capacidade de concentração diminui drasticamente.
Ao fim de 1 hora, distrair do tema de estudo: fazer outras coisas (dar uma volta, comer um gelado, ouvir música, conversar com um amigo…) – 10 minutos
Depois de 10 minutos, rever todos os apontamentos e notas escritas durante aquela hora de estudo
Na 2ª revisão e seguintes, a metodologia é:
Ao fim de 1 hora, distrair do tema de estudo: fazer outras coisas (dar uma volta, comer um gelado, ouvir música, conversar com um amigo…) – 10 minutos
Depois de 10 minutos, rever todos os apontamentos e notas escritas durante aquela hora de estudo
Na 2ª revisão e seguintes, a metodologia é:
Escrever numa folha em branco tudo o que se lembra
Comparar com os apontamentos e complementar o que falta
Ao fim de 6 meses de retenção, é possível dominar o assunto ao ponto de sermos criativos com ele, usá-lo em situações novas.
Mas podemos usá-la para todos assuntos que pretendemos passar da memória de curto para a de longo prazo.
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