Não é o tempo que tem que ser gerido mas sim as tarefas/actividades que temos para fazer.
Objectivo Primário: Ser Produtivo, Crescer, Aprender, Evoluir e ... sentir-se bem!
1. Preferência e Prioridade
Aceitar o facto de simplesmente não ter tempo para fazer tudo o que precisa. Tem que conseguir definir o que é mais importante. Se conseguir focar-se no que realmente é importante – na vida pessoal e no trabalho.
2. Relaxe
Mantenha a calma e foque-se. Ignore tudo o que não interessa.
O stress é provocado pelas milhares de coisas que “acha” que tem que fazer. O
seu estado de espírito é algo que pode controlar.
3. O seu
melhor é suficiente
Não tente ser
perfeccionista em tudo. É fácil cair na armadilha de tentar fazer algo um pouco
melhor. Decida o que realmente deve ser feito um pouco melhor.
4. Páre
e volte a concentrar-se
Aceite a sua
diminuição de produtividade como uma característica humana. Quando se sentir
menos produtivo, páre, dê uma volta e volte a concentrar-se. Afaste as
prioridades na próxima hora e faça outras coisas.
5. Espaço
motivante
O espaço onde
trabalha é fundamental para a sua produtividade. Considere o seu escritório
como sendo um espaço de paz. Tenha presente apenas o trabalho que está a fazer.
Arrume o que não precisa.
6. Liste
as suas tarefas
Prepare uma
lista de tudo o que tem para fazer. Escreva tudo o que se lhe vem à cabeça
durante 15 minutos
7. Prioritize
as suas tarefas
Ordene a sua
lista de tarefas consoante as urgências. Sugestão:
A = tarefas cruciais e urgentes
B = Importante mas não urgente
C = Nem urgente nem importante
D = posso esquecer esta
Verá que a maior
parte das coisas não são urgentes nem importantes. Dedique-se às tarefas que
classificou como A.
8. Oiça-se
a si mesmo
Defina as suas
tarefas cruciais e urgentes ouvindo-se a si mesmo. Ninguém deve usar o seu
tempo, caso não seja urgente.
9. Apague
o que não é importante
Nos momentos em
que se está a dedicar às tarefas A (cruciais e urgentes) livre-se de coisas não
importantes. Pergunte-se a si mesmo: “qual é a pior coisa que pode acontecer se
eu não fizer isto agora ? e se eu tirar esta tarefa da lista ?”
10.
Faça
Mind Map
Tenha o hábito de
desenhar planos de trabalho com as acções , tarefas e tempos bem definidos. O
cérebro funciona por imagens. Manter um plano é como dar ordens ao seu cérebro.
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