Num mundo de dispersão tecnológica, como usar o cérebro?
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sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estudar não é = ir à escola

Provérbio Persa
Aquele que não sabe e não sabe que não sabe, é um tonto - evita-o
Aquele que não sabe e sabe que não sabe, é uma criança - ensina-o
Aquele que sabe e não sabe que sabe, está a dormir - acorda-o
Aquele que sabe e sabe que sabe, é um sábio - segue-o

As ferramentas que publicámos nas semanas anteriores ajudam a assimilar informação e a reter mas funcionarem é preciso pensar que:
O estudo é apenas uma oportunidade de aprender coisas que outros pensaram ou desenvolveram. As matérias a estudar na escola pressupõe que, em determinada, idade devemos conhecer determinado assunto para sermos cultos e termos mais hipóteses de ter uma vida melhor no futuro. É verdade. Mas estudar só por si não traz felicidade, riqueza ou qualquer utilidade se não for o pilar do desnevolvimento pessoal. Ou seja, é preciso ter objectivos de vida, planos e muita persistência para os concretizar.

Erradamente, estudar é sinónimo de "ir à escola". Ir à escola é sinónimo de "Vou porque me obrigam. Preferia estar a fazer outras coisas mais interessantes".
Estudar tem que ser sinónimo de "Aprender, reter informação para desenvolver projectos de vida"
É assumido que as pessoas sabem estudar apenas porque têm cérebro.


Factores-chave para estudar=aprender

1º Atitude
A atitude essencial para se aprender é ter perguntas concretas para as quais precisa de resposta. Ler não é o mesmo que compreender. Para se aprender alguma coisa com os livros é preciso saber analisar o conteúdo, mesmo que não se esteja de acordo com o autor.

2º Conclusões e Opiniões
O estudante que realmente aprender sabe distinguir conclusões de opiniões. Por exemplo, se tem que saber que π é aproximadamente 3.14159265358979323846264338327950 para os seus cálculos de geometria, vai usar o valor sem ter que fazer o mesmo que os gregos fizeram para chegar a esta conclusão. O estudante deve aproveitar as conclusões que já foram tiradas por outros que desenvolveram estudos profundos nas suas áreas.
Outro ponto, completamente diferente, são as opiniões dos autores ou professores. Para aprender é preciso juntar informação que permita ao estudante formar a sua própria opinião. Estudar é recolher essa informação.

3º Perguntar constantemente
Perguntar constantemente é o que permite acumular informação. Fazer perguntas significa que existe curiosidade e interesse em saber mais.

4º Ter objectivos
O estudante deve definir o que pretende realmente saber sobre um determinado tema ou assunto. As respostas que vai obtendo devem estar de acordo com os seus objectivos.

5º Ter um Plano
Para cada objectivo, estudar implica um plano. Os assuntos são difíceis quando não são entendidos. Para entender um assunto, é preciso treino. O plano deve contemplar um ritmo de trabalho diário. A repetição é o que ajuda a entender.

6º Entusiasmo
Estudar e reter informação é uma sensação muito boa. Quem não gosta de brilhar ao pé dos amigos e da família com conhecimento? O estudante tem que estar entusiamado que que o seu cérebro esteja receptivo à aprendizagem.

7º Nunca parar de estudar
O verdadeiro estudante nunca desiste. Estuda toda a vida. Aplica os seus conhecimentos em várias situações e consegue mais informação. Mesmo nas férias ou depois de terminar os estudos oficiais, o verdadeiro estudante estuda SEMPRE!

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